FRENTE FRIA INTENSA DEVE ATINGIR O BRASIL NA PRÓXIMA SEMANA COM POSSIBILIDADE DE NEVE E TEMPERATURAS NEGATIVAS
- GUIA MIRAI
- há 1 dia
- 2 min de leitura

Uma forte frente fria está prestes a alcançar o Brasil na próxima semana, trazendo consigo uma queda acentuada nas temperaturas, possibilidade de geadas e até neve em algumas regiões do Sul do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os efeitos do fenômeno serão sentidos principalmente entre os dias 27 e 29 de maio.
A nova frente fria começará a avançar pelo território nacional entre terça-feira (27) e quarta-feira (28), atingindo primeiramente o Rio Grande do Sul. A partir da quinta-feira (29), as temperaturas devem despencar ainda mais, podendo registrar mínimas entre -3°C e -5°C em diversas áreas da Região Sul.
O Inmet alerta para a possibilidade de ocorrência de neve, ainda que de forma pontual, nas Serras Gaúcha e Catarinense na quinta-feira (29). A previsão indica que, mesmo com baixos índices de chuva, a combinação com o ar polar intenso pode favorecer o fenômeno.
Além disso, há expectativa de geadas amplas nos três estados do Sul, especialmente nas regiões serranas e em áreas de maior altitude. O frio intenso pode provocar também geadas no sul do Mato Grosso do Sul.
Os reflexos da frente fria não se limitarão ao Sul. Segundo o Inmet, a massa de ar polar deve se expandir para outras regiões do país, provocando queda nas temperaturas também em partes de São Paulo e no sul do Rio de Janeiro. A sensação térmica pode ser ainda mais baixa, especialmente nas madrugadas.
Diante das baixas temperaturas previstas, o Inmet recomenda que a população se prepare, principalmente em áreas vulneráveis e comunidades com menos o a aquecimento. Produtores rurais também devem ficar atentos aos riscos para plantações sensíveis e ao manejo adequado de animais.
GUIA MIRAI
(com informações do INMET)